Barra do Corda - MA |
![]() A cidade de Barra do Corda foi fundada em 3 de maio de 1835 por Manoel Rodrigues de Melo Uchoa, nascido em Nossa Senhora da Assunção, no Ceará. Como 3 de maio é o dia de Santa Cruz, Melo Uchoa então a batizou de Santa Cruz de Barra do Corda. Em seguida, Barra do Rio das Cordas e, finalmente, Barra do Corda. O nome "Corda" é em razão do rio Corda então conhecido como rio "Capim".
Como existiam muitos cipós que se enrolavam em forma de corda, daí o nome rio Corda e por efeito Barra do Corda. Uma das versões sobre Melo Uchoa, conta que ele teria vindo do Piauí onde participou como um dos comandantes-chefe da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, uma rebelião piauiense que pretendia fundar uma república.
Trouxe consigo vários remanescentes dessa batalha, inclusive o seu lugar tenente, José Lázaro Teixeira. Nas imediações da cidade de Colinas no Maranhão, na fazenda Consolação, consta que Melo Uchoa teria reunido uma caravana, a qual contara com índios Canelas, e em seguida partido em expedição para reconhecer uma área do centro maranhense e fundar uma cidade. O povoado Leandro, no sertão, já existia. No porto do hoje povoado do Sujapé, Melo Uchoa teria passado oito dias descansando.
A pé, margeando o rio, foi até a confluência do Corda com o Mearim, acampando no porto da Sapucaia . Julgou que era o local ideal. Além da beleza, constatou que o rio Mearim a partir dali oferecia condições de navegabilidade. E ali no porto da Sapucaia declarou fundada Barra do Corda. Era 3 de maio de 1835. A partir dessa data fixou residência em Barra do Corda. Comandou a demarcação das ruas da cidade de modo que ficassem em quadras iguais de cem metros, no sentido de que todas estivessem voltadas para o nascente. Viveu 31 anos em Barra do Corda. Pai de sete filhos, Melo Uchoa morreu paupérrimo em 7 de setembro de 1866. Foi sepultado na praça Gomes de Sousa (antigo cemitério que ficava na entrada do bairro Sítio dos Ingleses). Na cidade há apenas a praça Melo Uchoa em homenagem a sua pessoa.
Conheça mais Barra do CordaLocalização Distâncias Hidrografia Acessos Povoados Passeios pelos rios Mearim e Corda: O rio Corda é essencialmente balneário. Dá o nome a cidade. Está associado ao lazer e esporte pela população. Ele contorna todo centro da cidade em forma de "U". Uma bóia, chamada câmara de ar, é objeto de desejo da população. O dia por excelência da população para curtir as águas dos rios é aos domingos. É possível alugar barcos com motor de popa para passeios nos rios. Mapa do Loteamento(clique no mapa para ampliar) |